Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 26 de junho de 2010

Expresso Livre

Bom pessoal,

nesse meu primeiro "post" irei falar de uma solução corporativa chamada Expresso Livre. Ela é uma ferramenta de colaboração ou seja possui inúmeras ferramentas corporativas integradas, como e-mail, catálogo corporativo, agenda, boletins de notícias, "Workflow" entre outras.

O Expresso foi um projeto iniciado em 2004 pela Celepar em busca de uma alternativa ao Notes que representava um alto custo ao Estado do Paraná. O Expresso originou-se do E-Groupware ferramenta alemã.

Hoje o seu desenvolvimento é mantido por um comitê gestor que possui as empresas: Celepar, Serpro, Prodeb, Dataprev, Prognus.

Trabalho com e-mails desde 2002 com experiência nas ferramentas Horde, SquirrelMail, Exchange, Notes e com Expresso Livre desde dezembro de 2007.

Em minha avaliação o Expresso não deixa nada a desejar, principalmente em relação a ferramentas como Notes e Exchange.

Estamos implantando o Expresso em todo o Estado de Pernambuco, o que já trouxe uma economia de aproximadamente 5 milhões de reais apenas com licenciamento, isso sem contar hardware, energia elétrica e pessoal para manter a infra. Ferramentas como Notes e Exchange são extremante exigentes com memoria e processamento assim necessitam de mais equipamentos. Hoje possuimos apenas um servidor com 8GB de Ram e 4 processadores de núcleo duplo, nele temos 6000 contas dessas 850 usuários conectados simultaneamente e para vocês terem uma ideia o processamento normalmente não passa de 20% de uso.

Graças ao Expresso podemos ter uma única ferramenta de colaboração em todo o Estado, o que possibilita economia e principalmente maior integração entre todas as secretarias e órgãos do poder executivo no Estado.

Hoje possuímos 6000 mil contas e 25 domínios, nossa meta é ampliar o número de contas para 38.000 mil distribuídos em 65 domínios.

Você pode também navegar e explorar o Expresso em http://demo.expressolivre.org/

Maiores informações visite o site do projeto em http://www.expressolivre.org./

Qualquer crítica, sugestão ou dúvida mande uma mensagem.

Atenciosamente,

Joaquim Ferraz

2 comentários:

  1. Joaquim,
    parabéns pelo seu trabalho. Sou funcionário da Empresa Municipal de Informática do Recife - EMPREL e temos discutido bastante sobre esta ferramenta, porém o que nos causa receio é o custo de manter uma equipe de desenvolvimento e suporte para customização, mais infraestrutura para rodar e manter este ambiente com 5.000 caixas. Recentemente migramos para o Google, mas estamos recebendo pressão de áreas da empresa para se aprofundar neste investimento.
    O que você recomenda? podemos visitá-lo e conhecer de perto a sua estrutura?
    Everaldo Rodrigues da Silva - everaldo@recife.pe.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Estamos a disposição para mostrar a estrutura do Expresso aqui na ATI. Aguardamos contatos.

    ResponderExcluir

Regras:
Só serão aprovados comentários relacionados ao "Post".
Seu comentário será aprovado e respondido o mais rápido possível.
Obrigado.