Bom pessoal,
nesse meu primeiro "post" irei falar de uma solução corporativa chamada Expresso Livre. Ela é uma ferramenta de colaboração ou seja possui inúmeras ferramentas corporativas integradas, como e-mail, catálogo corporativo, agenda, boletins de notícias, "Workflow" entre outras.
O Expresso foi um projeto iniciado em 2004 pela Celepar em busca de uma alternativa ao Notes que representava um alto custo ao Estado do Paraná. O Expresso originou-se do E-Groupware ferramenta alemã.
Hoje o seu desenvolvimento é mantido por um comitê gestor que possui as empresas: Celepar, Serpro, Prodeb, Dataprev, Prognus.
Trabalho com e-mails desde 2002 com experiência nas ferramentas Horde, SquirrelMail, Exchange, Notes e com Expresso Livre desde dezembro de 2007.
Em minha avaliação o Expresso não deixa nada a desejar, principalmente em relação a ferramentas como Notes e Exchange.
Estamos implantando o Expresso em todo o Estado de Pernambuco, o que já trouxe uma economia de aproximadamente 5 milhões de reais apenas com licenciamento, isso sem contar hardware, energia elétrica e pessoal para manter a infra. Ferramentas como Notes e Exchange são extremante exigentes com memoria e processamento assim necessitam de mais equipamentos. Hoje possuimos apenas um servidor com 8GB de Ram e 4 processadores de núcleo duplo, nele temos 6000 contas dessas 850 usuários conectados simultaneamente e para vocês terem uma ideia o processamento normalmente não passa de 20% de uso.
Graças ao Expresso podemos ter uma única ferramenta de colaboração em todo o Estado, o que possibilita economia e principalmente maior integração entre todas as secretarias e órgãos do poder executivo no Estado.
Hoje possuímos 6000 mil contas e 25 domínios, nossa meta é ampliar o número de contas para 38.000 mil distribuídos em 65 domínios.
Você pode também navegar e explorar o Expresso em http://demo.expressolivre.org/
Maiores informações visite o site do projeto em http://www.expressolivre.org./
Qualquer crítica, sugestão ou dúvida mande uma mensagem.
Atenciosamente,
Joaquim Ferraz
Joaquim,
ResponderExcluirparabéns pelo seu trabalho. Sou funcionário da Empresa Municipal de Informática do Recife - EMPREL e temos discutido bastante sobre esta ferramenta, porém o que nos causa receio é o custo de manter uma equipe de desenvolvimento e suporte para customização, mais infraestrutura para rodar e manter este ambiente com 5.000 caixas. Recentemente migramos para o Google, mas estamos recebendo pressão de áreas da empresa para se aprofundar neste investimento.
O que você recomenda? podemos visitá-lo e conhecer de perto a sua estrutura?
Everaldo Rodrigues da Silva - everaldo@recife.pe.gov.br
Estamos a disposição para mostrar a estrutura do Expresso aqui na ATI. Aguardamos contatos.
ResponderExcluir